domingo, 6 de maio de 2012

Uso da Energia

Usar bem a energia é um dever de cidadania

Uma campanha de sensibilização sobre a segurança e a eficiência das instalações elétricas desafia os portugueses a usar racionalmente a energia. Trata-se de uma ação informativa da Associação Certificadora de Instalações Eléctricas (Certiel, em Portugal) lançada oficialmente no final de janeiro e que usa o tema “Usar bem a energia é um dever de cidadania”. A iniciativa pretende alertar a população para o problema da segurança e da eficiência energética nas instalações elétricas, especialmente em contruções anteriores às regras técnicas em vigor.
“Esta é uma iniciativa dirigida a todos os portugueses. Como todos os dias utilizamos a energia elétrica, temos o dever de usá-la corretamente, de uma forma segura e sem desperdícios”, explica Carlos Botelho, diretor-geral da entidade. Ele revela que em Portugal existem cerca de 3,9 milhões de habitações com instalações elétricas desatualizadas, que não garantem segurança aos seus usuários e ainda desperdiçam muita energia.
Estatísticas internacionais alertam para o fato de cerca de 90% dos incêndios em edifícios terem origem elétrica e, além deste risco, são inúmeras as consequências de uma instalação elétrica pouco eficiente e insegura: curto-circuitos, choques elétricos, danos e reduzida durabilidade dos materiais e eletrodomésticos a ela associados, falhas ou picos de energia, entre outros.
A iniciativa pretende também mostrar que a eficiência energética da casa não se alcança apenas na adoção de determinados comportamentos mais amigáveis ao meio ambiente, como usar lâmpadas econômica, desligar os aparelhos em stand by ou apagar as luzes acesas desnecessariamente. A própria instalação elétrica pode ser uma fonte importante de perdas de energia.
A campanha “Usar bem a energia é um dever de cidadania” envolve diversas iniciativas como a oferta de instalações de microprodução a instituições de solidariedade social, capacitação profissional e ações destinadas ao público em geral, entre outras.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pesquisa realizada pela Osram

 Denominada “Avaliação do Ciclo de Vida de Iluminação”, foi constatada uma maior eficiência energética das lâmpadas LEDs em relação às lâmpadas incandescentes. De acordo com os resultados obtidos, durante todo o ciclo de vida de uma lâmpada incandescente, a energia utilizada é quase cinco vezes maior que a usada para lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas LEDs. Além disso, as compactas fluorescentes e lâmpadas LEDs consomem menos de 670 kWh de energia durante toda a sua vida em comparação aos cerca de 3.300 kWh para lâmpadas incandescentes, o que representa uma economia de energia de aproximadamente 80%.
Os critérios adotados para a verificação do ciclo de vida das lâmpadas LEDs incluíram todos os componentes e processos de produção das lâmpadas durante cinco fases do ciclo de vida, que são produção de matéria-prima, fabricação e montagem, transporte, utilização e fim da vida. A metodologia reuniu os requisitos definidos pelos padrões industriais da norma ISO 14040/44, e foi certificada por três professores das universidades na Dinamarca e na Alemanha.
Fonte: Revista Lumière