A durabilidade de um sistema elétrico está diretamente associada à qualidade dos materiais utilizados nele e à qualificação do instalador eletricista. É por isso que todo eletricista profissional responsável, que faz questão de sempre atender as expectativas de seus clientes e deixá-los satisfeitos, só utiliza produtos Prysmian. Veja a seguir por que só os cabos Prysmian garantem uma vida útil prolongada a qualquer tipo de instalação elétrica.
Materiais de primeira linha
A vida útil de um cabo elétrico depende diretamente da qualidade dos materiais que são empregados em sua construção. Sabendo disso, a Prysmian desenvolve e fabrica os principais componentes que compõem seus produtos (condutores, compostos isolantes). E testa as matérias-primas adquiridas em laboratórios próprios, com equipes especializadas. Com isso ela pode garantir que todos os componentes do cabo terão a durabilidade que se espera deles.
A Prysmian utiliza apenas cobre de primeira fusão na fabricação de seus cabos elétricos, e esse é outro fator que garante a eles uma longa vida útil. Cobre com elevado grau de pureza possibilita fabricar condutores com maior flexibilidade e melhor capacidade de condução de corrente.
Tudo isso significa cabos mais confiáveis e mais eficientes, com condutores livres de impurezas, que resistem bem mais aos esforços mecânicos da instalação e estão menos sujeitos a sofrer qualquer tipo de falha durante sua operação. Naturalmente, estas excelentes características construtivas dos cabos Prysmian se refletem sempre em uma longa vida útil após sua instalação.
Construção resistente
Quando falamos em durabilidade de instalações elétricas, é muito importante lembrar que os cabos Prysmian de baixa tensão também contam com a isolação em dupla camada, o que assegura que a instalação terá uma vida útil ainda maior, pois a camada de dentro desempenha a função isolante, enquanto a camada de fora permite que o cabo deslize mais facilmente. Este reforço extra reduz drasticamente a probabilidade de os cabos apresentarem danos durante a instalação.
Outro exemplo de tecnologia de ponta que a Prysmian utiliza na fabricação de seus cabos elétricos está nos métodos de construção dos cabos de média e alta tensão. Todos os cabos Prysmian destinados a estas aplicações passam pelos processos de tríplice extrusão e vulcanização a seco, que evitam contaminações e impedem a formação de arborescência (penetração de umidade entre a isolação e o condutor, fenômeno que danifica o cabo com o passar do tempo, reduzindo sua vida útil). Ou seja, os cabos Prysmian estão livres desta ameaça graças à qualidade de sua fabricação.
Além dos diferenciais de materiais e processos produtivos, os cabos Prysmian também são 100% testados em linha, durante sua fabricação, quanto à eficiência de sua isolação. Este controle garante que o material seja segregado automaticamente em caso de defeito de fabricação.
Soluções de alta tecnologia
Os cabos Prysmian também podem receber proteções adicionais, de acordo com a aplicação do produto, ou para atender as necessidades especiais de instalação dos clientes. As proteções metálicas especiais são geralmente empregadas em instalações sujeitas a danos mecânicos. Cabos subaquáticos, por exemplo, são revestidos com uma armação externa capaz de resistir ao movimento das marés. Para evitar a ação de roedores é possível aplicar uma cobertura de fibra de vidro aos cabos.
Matérias-primas de alta confiabilidade e modernos processos de construção garantem a longa vida útil dos cabos Prysmian
Para casos de proteção contra impactos em cabos subterrâneos, foi desenvolvida a solução Airbag, que garante altíssima resistência mecânica aos circuitos elétricos, porém bem mais leve e mais flexível se comparada com as tradicionais proteções de aço ou chumbo.
Para refinarias e indústrias petrolíferas, a Prysmian desenvolveu uma proteção externa mecânica e química chamada AirGuard, que suporta gasolina e outros agentes, garantindo o funcionamento do sistema elétrico. Estes recursos foram desenvolvidos pela Prysmian para ampliar a durabilidade das instalações elétricas mesmo em aplicações críticas.
Décadas de tranquilidade
Todavia, seja qual for a categoria de aplicação (baixa, média ou alta tensão), depois de fabricados os cabos Prysmian passam por uma série de ensaios que comprovam sua eficiência e durabilidade. é por meio dessas análises que a Prysmian consegue assegurar que seus cabos terão desempenho superior e alta confiabilidade operacional durante toda sua vida útil, que é estimada em no mínimo 20 anos para instalações fixas.
Todos os testes exigidos pelas normas ABNT são realizados em laboratório, por profissionais qualificados. Outros tipos de ensaios são executados de acordo com as solicitações de clientes. Desta forma, a Prysmian controla não só a qualidade e segurança dos componentes produzidos, como também sua durabilidade sem igual.
Agora você já sabe porque os cabos Prysmian duram mais que quaisquer outros. Utilizar os cabos Prysmian é a maneira mais fácil de ampliar a vida útil de sua instalação, garantindo seu trabalho e a satisfação de seus clientes. E as vantagens seguem em frente. Então fique ligado, pois na próxima edição vamos revelar todos os diferenciais que fazem dos cabos Prysmian os mais ecológicos do mercado. Até lá!
Acessórios ideais Todos os acessórios fabricados pela Prysmian apresentam a mesma condição de durabilidade de seus cabos elétricos. Das fitas isolantes aos conectores especiais para redes subterrâneas, todos os produtos são fabricados com materiais de qualidade superior, que prolongam ainda mais a vida útil das instalações elétricas. Por isso, a Prysmian sempre recomenda a utilização de seus acessórios, que são dedicados a aplicações específicas e têm perfeita compatibilidade com os cabos Prysmian. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário