quinta-feira, 8 de março de 2012

Prysmian lança primeiro cabo elétrico ecológico do mundo
A Prysmian apresentou hoje no mercado nacional o primeiro cabo elétrico ecológico do mundo. O novo Afumex Green 450/750V teve parte do polímero de sua isolação (derivado do petróleo) substituído pelo polietileno verde, material desenvolvido a partir da cana-de-açúcar e 100% renovável. A medida integra a iniciativa da empresa de oferecer produtos ambientalmente sustentáveis e de reduzir as emissões de gás carbônico (CO2). Calcula-se que para cada tonelada da resina verde produzida são capturadas até 2,5 toneladas de CO2 da atmosfera.
O centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Prysmian Brasil, em parceria com a Braskem, fabricante do polietileno verde, trabalharam por 12 meses em pesquisas e adaptações que resultaram no lançamento do cabo, considerado o mais ecológico do mundo. O processo pioneiro foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional e exigiu investimentos de R$ 5 milhões por parte da Prysmian.
A nova geração dos cabos Afumex será produzida nas fábricas de Sorocaba e Santo André (SP). A Prysmian é verticalizada na área metalúrgica, sendo abastecida por sua unidade de Joinville, responsável pela laminação do cobre, e na isolação por várias unidades do grupo, tais como as fábricas da empresa instaladas na Espanha, na Itália, Santo André e Sorocaba (SP), onde são fabricadas a linha de compostos de baixa emissão de fumaça e gases tóxicos empregada na produção de cabos elétricos, solução que a empresa lançou no Brasil também de forma pioneira.
O Polietileno verde, plástico verde ou PE Verde são denominações para o Polietileno de Baixa Densidade (LDPE – Low Density Polyethylene) feito a partir de origem renovável – biomassa. A tecnologia inovadora foi desenvolvida a partir da cana-de-açúcar pela empresa brasileira Braskem, fornecedora da matéria-prima para a Prysmian.
Os novos cabos Afumex Green, com classe de tensão 450/750V, fabricados nas seções de 1,5 a 6 mm2, atendem a norma  NBR13248, são recomendados para todos os tipos de instalações elétricas (NBR5410), podendo ser instalados em eletrodutos em edificações residenciais, comerciais ou industriais. A geração ecológica do Afumex irá substituir gradativamente a linha tradicional e estará disponível no mercado a partir de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário