domingo, 4 de março de 2012

A resistência elétrica e as dimensões do condutor http://www.efeitojoule.com/2008/06/segunda-lei-de-ohm.html

A resistência elétrica e as dimensões do condutor

Agora vamos falar um pouso sobre a relação entre a resistência elétrica e as dimensões do condutor. Esta relação foi estudada por um grupo de cientistas que realizaram vários experimentos de eletricidade. Muitos destes experimentos estavam relacionados à resistência elétrica, e nestes, verificou-se que a resistência (R) de um resistor é diretamente proporcional ao comprimento (l) do resistor, inversamente proporcional à área da secção transversal (A) e depende do material do qual o resistor é feito.

Considerando os resistores como sendo fios, podemos simplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica.

Observe a ilustração:
Temos um resistor representado por um fio de comprimento l e secção transversal de área A (constante).
A partir dos experimentos podemos afirmar que:
1) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material, e com a mesma área de secção transversal, o primeiro com comprimento l e o segundo com comprimento 2l. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente 2R.
2) Sendo dois resistores constituídos pelo mesmo material , e com o mesmo comprimento, o primeiro com área de secção transversal A e o segundo com área de secção transversal 2A. Se a resistência do primeiro for R a do segundo será necessariamente R/2.
A relação entre resistência elétrica e as dimensões do condutor é escrita na forma:

A resistividade é uma característica do material com que é feito o resistor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário