terça-feira, 17 de julho de 2012

Conheça a importância da NR-10

Apóiam este programa:
16/7/2012 16:07:00 Recorde na Itaipu  
A Itaipu Binacional superou a barreira dos 50 milhões de megawatts-...
10/7/2012 16:25:00 Some pontos no Programa Eletricista Profissional   O Programa de Relacionamento Prysmian Club Eletricista Profissional continua a todo vapor. Os...
Conheça a importância da NR-10
A Norma Regulamentadora número dez (NR-10) faz parte de um conjunto de normas emitidas pelo Ministério do Trabalho, com o objetivo de regulamentar as condições de trabalho em todas as empresas do Brasil, nas mais diversas áreas e assuntos. O engenheiro eletricista Vagner Lobosco conta em entrevista exclusiva ao Prysmian Club a importância de os instaladores eletricistas e as empresas da área elétrica conhecerem a fundo a NR-10.
Prysmian Club: Resumidamente, o que diz a NR-10?
Vagner Lobosco: Para os instaladores eletricistas e as empresas da área elétrica, o principal assunto a ser destacado sobre a NR-10 é a 'Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade', revisada em 2004. Esta norma busca aplicar, com medidas de controle dos riscos elétricos e de outros adicionais, a garantia de segurança e saúde aos trabalhadores da área elétrica.
PC: Qual a importância da NR-10 para os instaladores eletricistas?
VL: A NR-10 é de suma importância, não apenas para os instaladores eletricistas, mas também para todos os que, direta ou indiretamente, interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade. A NR-10 orienta a criação de um sistema de gestão no qual, por meio de procedimentos e medidas de proteção individual e coletiva – utilizando técnicas de análise de risco –, busca-se a redução total dos acidentes de trabalho ligados à eletricidade. Além disso, é obrigatória a realização dos cursos previstos na própria norma, com conteúdo programático e de 40 horas de duração.
PC: Quais os principais itens da NR-10 que devem ser seguidos pelas empresas e pelos instaladores eletricistas?
VL: Todos os itens citados na NR-10 são importantes e de cumprimento obrigatório, exigidos e fiscalizados pelo Ministério do Trabalho desde 2006.
As exigências técnicas são complementos da Norma Brasileira para Instalações em Baixa Tensão da ABNT intitulada 5410 e os itens que se prendem às exigências administrativas tratam da documentação que compõem o Prontuário das Instalações Elétricas (PIE).
Este prontuário é formado por: procedimentos, documentações das instalações elétricas e de para-raios, especificação de EPIs, EPCs e ferramentas, documentações pessoais e dos treinamentos dos trabalhadores, testes de isolação e certificação de equipamentos e materiais elétricos, além de inspeções técnicas com recomendações para a correção dos problemas nas instalações elétricas.
PC: Como empresas podem fiscalizar o cumprimento da norma NR-10?
VL: As empresas podem e devem implementar o sistema PDCA (plan, do, check, act) sugerido pela própria NR-10, pois os fiscais do Ministério do Trabalho cobram tais iniciativas tomadas pelas empresas que, atuando no Planejamento (plan), Execução (do), Checagem (check) e Ação (act) conseguem não só fiscalizar tais exigências, mas conseguir um ganho real de eficiência nas manutenções e uma redução considerável e garantida dos acidentes na área elétrica.
PC: Como o livro de sua autoria 'Gestão NR-10: Faça você mesmo!' pode ajudar os profissionais da área elétrica?
VL: O livro já apresenta na capa o subtítulo que ajuda a esclarecer tal questão: "Apresentação de modelo documental para atender as exigências normativas", ou seja, os profissionais envolvidos nas áreas elétrica e de segurança do trabalho terão em mãos um manual com exemplos de documentos que atendem tais exigências e vão servir de modelos e de apoio para criarem seus próprios padrões de documentos, conforme a política de cada empresa.
PC: Como o senhor desenvolveu este livro?
VL: TTrabalhei por dois anos prestando serviços técnicos, gerando laudos e executando inspeções técnicas voltadas ao atendimento dos itens da NR-10, o que me deu a oportunidade de visitar mais de 100 empresas, dos mais diversos tipos e modelos produtivos, em alguns Estados. Paralelamente, cursei Engenharia de Segurança do Trabalho para me inteirar mais em tais assunto, e o livro surgiu como uma evolução natural do trabalho que desenvolvia como monografia deste curso.
PC: Por que decidiu escrever sobre este assunto?
VL: Com a experiência adquirida em minhas visitas às empresas, pude verificar que, para atender a exigência do PIE (necessitar de um responsável formal por sua montagem e manutenção atualizada), muitas empresas designavam pessoas despreparadas e desinformadas para cumprir e mesmo para compreender as documentações exigidas. Sendo assim, resolvi direcionar meu trabalho para auxiliar com qualidade e eficiência todas as pessoas que realizam tarefas referentes à NR-10.

Se você se interessou pelo livro 'Gestão NR-10 - faça você mesmo! - apresentação de modelo documental para atender às exigências normativas – 2010', de autoria de Vagner Lobosco, acesse o site da Editora LTR e saiba como adquiri-lo: http://www.ltr.com.br/web/index.htm

Um comentário:

  1. Para aqueles que adquiriram o livro “Gestão NR-10: Faça você mesmo!”, editora LTr, do Eng. Vagner Lobosco, informamos que a Portaria SEPRT nº 915 de 30/07/2019 revogou os itens 10.13.1, 10.14.1 e 10.14.5 eliminando o direito de recusa, o compartilhamento de responsabilidades entre contratantes e contratados e a disponibilidade do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE) às autoridades competentes, ficando a estas apenas acesso ao projeto elétrico.
    Assim sendo, os modelos existentes no livro supra citado deverão ser atualizados da seguinte maneira :
    - página 61 (Designação Formal de Responsabilidade pelo PIE) : eliminar do texto básico a frase “...autoridades competentes e...”
    - página 79 (Check-list Geral para Auxílio da Gestão NR-10) : Eliminar o item 123 da tabela.
    No primeiro semestre de 2020 lançaremos também o livro “NR-10 sem choque”, feito em parceria com o Eng. César Servidone, editora LTr, que trará diversos modelos de procedimentos para atender o item 10.2.4.a, conforme exigido pela referida Norma Regulamentadora.

    ResponderExcluir