segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Contato com rede elétrica causa 304 mortes em 2010, diz Abradee

Contato com rede elétrica causa 304 mortes em 2010, diz Abradee

VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica vai alcançar 160 milhões de pessoas
Por Ivonete Dainese
Fonte MaiorFonte Menor
Crédito: ANEEL
Levamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Eleptrica (Abradee) mostra que em 2010 foram registradas 304 mortes em todo o Brasil por causa de contatos com os fios da rede elétrica. Grande parte das ocorrências - somando 88 falecimentos -  foi registrada na construção e manutenção de prédios.
Diante desse triste cenário, as  concessionárias reconhecem a gravidade do assunto e, por isso, estão intensificando as ações para conscientizar a população sobre os cuidados no contato com a rede elétrica.
Segundo a Abradee, as campanhas têm apresentado bons resultados. Os dados dos últimos dez anos mostram significativa redução da taxa de gravidade nos acidentes – de 4,8% ao ano - e da taxa de frequência – de 4% ao ano.
Com isso, a campanha da entidade que reúne as distribuidoras, em parceria com 42 concessionárias associadas, vai realizar de 7 a 13 de novembro a VI Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica. Com o slogan “Segurança – Siga Em Frente Com Essa Ideia”, a meta é atingir 160 milhões de habitantes em todo o País.
A campanha será divulgada nas contas de luz e ainda serão realizadas palestras educativas em escolas e canteiros de obras. Também serão veiculados spots de rádio, anúncios na mídia e distribuídas cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes.
Os quatro mais impactantes são: instalação de antena de TV, soltar pipa/papagaio, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los é fator decisivo na prevenção. 
“O objetivo é mostrar que cuidados simples, tomados no dia a dia, são fundamentais para evitar acidentes”, explica o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite. Segundo ele, a repetição anual deste tipo de campanha, em conjunto com as ações permanentes das distribuidoras, contribuirá para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e reduzir o número de acidentes.
Dados do estudo mostram que em 2010, entre os estados brasileiros com maior registro de mortes por acidentes na rede elétrica por furto de energia, o Mato Grosso ocupa o primeiro lugar com cinco mortes, seguido do Espírito Santo, com quatro. Já por construção e manutenção em prédios, São Paulo ficou em primeiro lugar, com 19 mortos. Ficaram empatados, com 11, os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As 64 distribuidoras do País fornecem seus dados para o sistema de informação, que separa os acidentes em 14 tipos de ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário