sábado, 24 de dezembro de 2011

TUTORIAIS - Como ler meu medidor de energia?

PARA CONSUMIDORES RESIDENCIAIS DE BAIXA TENSÃO

    Uma vez por mês, na data informada na fatura de energia, você recebe a visita da Celesc para que seja efetuada a leitura do seu consumo de energia.Talvez você não saiba, mas o procedimento de leitura compreende uma operação automatizada, cujo objetivo é aumentar a eficiência e exatidão das informações coletadas.

A seguir, as etapas desta operação:

    Para a realização da leitura, o leiturista utiliza um aparelho eletrônico (coletor de dados).

    Neste aparelho estão armazenadas as suas informações cadastrais (endereço, rota, número do medidor, últimas leituras), todas de grande importância para a realização de uma leitura correta.

    O leiturista digita no coletor a leitura que encontra no medidor. Automaticamente a mesma é comparada com os dados dos meses anteriores. Se a leitura digitada apresentar um valor muito alto ou muito baixo na comparação com os meses anteriores, o coletor informa ao leiturista e solicita que a leitura seja verificada no medidor e digitada novamente. Somente após esta operação é que o coletor aceita a leitura.

    Concluída a coleta das leituras, o coletor retorna para a Celesc, onde as informações são processadas e o valor do consumo é calculado.

    Após o cálculo é realizada uma análise de consistência da leitura a ser faturada, para verificação de possíveis erros. Se identificado algum erro, o leiturista retorna à unidade consumidora para correção da leitura realizada.

    Somente após esta etapa é que a informação da leitura estará apta para ser faturada, sendo, então, emitida a Fatura de Energia Elétrica.

FAÇA A LEITURA E ACOMPANHE O SEU CONSUMO
Medidor Ciclométrico (de números):

    Neste tipo de medidor, a leitura é simples e direta, conforme o número que aparece no visor do medidor (4 ou 5 números).

    Na sua fatura de energia existe um mostrador com 5 quadradinhos. Anote nos quadradinhos os números que aparecem no medidor.

    A leitura que você fez, subtraída da leitura atual que você encontrará na Fatura de Energia Anterior, resultará no consumo a ser faturado no mês.

    Observação: Se o campo "Fator de Multiplicação" aparecer na sua fatura com um valor diferente de 1, o valor do consumo deverá ser multiplicado pelo "fator" para se chegar ao número de quilowatts gastos no período.

IMPORTANTE

    Para que você tenha um maior controle do seu gasto mensal de energia, este procedimento deverá ser relizado periodicamente.

Medidor de Ponteiros

    O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o de ponteiros. Ele é composto por quatro relógios. Veja como é fácil fazer sua leitura:
  • Comece a leitura pelo marcador da unidade localizado à sua direita na figura.
  • Repare que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número.
  • Para efetuar a leitura, anote o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios. Sempre que o ponteiro estiver entre dois números, deverá ser considerado o menor valor.
Exemplo

    Para fazer o cálculo de seu consumo parcial, você deverá subtrair da leitura atual a última leitura do mês anterior, que consta no campo leitura do medidor da sua conta de energia elétrica.

Leitura do mês anterior:

   6342 kWh (leitura atual)
 - 6012 kWh (leitura anterior)

  = 0330 kWh (consumo parcial)

    Observação: Se o campo "Fator de Multiplicação" aparecer na sua fatura com um valor diferente de 1, o valor do consumo deverá ser multiplicado pelo "fator" para se chegar ao número de quilowatts gastos no período.

Fonte: CELESC (www.celesc.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário