quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Com calor e indústria, consumo de energia atinge pico recorde

As altas temperaturas, associadas ao maior consumo da indústria, vêm fazendo com que o consumo de energia alcance níveis recordes no País. De acordo boletim do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgado nesta terça-feira, foi registrado na tarde da segunda-feira pico histórico de demanda por energia elétrica. Às 15h32, a carga gerada chegou a 71.428 MW (megawatts), superando o recorde anterior, de 71.246 MW, verificado no dia 7 de dezembro.

O consumo de energia ontem foi de 61.517 MW médios, dos quais 94% foram gerados por usinas hidrelétricas. O grande volume oriundo da produção elétrica a partir da água dos rios é resultado do alto nível verificado nos reservatórios de todo o país. No maior sistema do Brasil, que reúne as regiões Sudeste e Centro-Oeste, 73,90% desses espaços estão cheios d'água. No ano passado, na mesma época, 63% dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste estavam ocupados.

Na região Norte, 78,41% dos reservatórios estão cheios. O nível fica bem acima do que era constatado em janeiro de 2011, quando 53% dessas áreas estavam alagadas. Na região Sul, o cenário é inverso. Com a seca que atinge a região, os reservatórios estão com 60% de suas capacidades preenchidas. Em igual período em 2011, 83% desses espaços estavam preenchidos.

Isso, no entanto, não impediu que o consumo no Sul também atingisse patamar recorde. O ONS verificou pico de demanda de 14.259 MW, às 14h11 de ontem. O nível mais alto registrado até então foi observado na última sexta-feira, quando a carga chegara a 13.979 MW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário