sábado, 28 de abril de 2012

Do programa casa segura essa informação

Fim do prazo para comercialização de plugues e tomadas fora do padrão nacional

A partir do dia 1º de julho o mercado brasileiro passa a comercializar apenas dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos. O pino chato desaparece. É o que determina a Resolução nº 8 (de 31 de agosto de 2009), que dispõe sobre o prazo para a comercialização de plugues e tomadas no comércio atacadista e varejista dentro da padronização nacional de aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos.
Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento, sendo que este terceiro pino faz o papel do fio terra, ou seja, evita que o usuário sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que geralmente descarregam corrente elétrica excedente.
A padronização veio aumentar a segurança do consumidor e também simplificar a vida do brasileiro, já que antes do padrão havia mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas, tanto de produtos fabricados no país como de importados, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores.
O novo padrão elimina a possibilidade de choque elétrico ao evitar que o plugue seja introduzido apenas parcialmente, deixando partes energizadas à mostra se o usuário entrar em contato com elas. Também é eliminada a possibilidade de se introduzir apenas um dos pinos, deixando o outro à mostra.
O consumidor deve adaptar as tomadas ao novo modelo. Se tiver que recorrer ao uso de adaptadores, deverá escolher um modelo com certificação do Inmetro para evitar riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário