terça-feira, 10 de abril de 2012

Você sabe como agir na hora de um incêndio? Confira as orientações do Mais Você

O Mais Você desta terça-feira, dia 31 de maio, falou sobre um perigo muito comum nos lares brasileiros: os incêndios. Na semana passada, um prédio da Zona Norte do Rio de Janeiro ficou em chamas, o incêndio destruiu sete apartamentos. O programa mostrou o drama de Paulo e Carmem Bastos, que perderam tudo. Na casa, o bombeiro Luiz Carlos Diniz orientou o telespectador sobre a maneira correta de proceder durante um imprevisto deste porte.

“Nós ficamos nos perguntando, e as pessoas que lá estavam, como estão hoje, foi então que descobrimos a história do fotógrafo Paulo e de sua esposa Carmem”, contou Ana Maria Braga. Em reportagem, o Mais Você relembrou o drama vivido no Rio de Janeiro. Carmem Bastos contou qual o sentimento depois da tragédia: “Efetivamente você perde tudo”, Paulo complementou: “Você perde até o seu canto para chorar, é muito difícil, muito difícil”.

Paulo explicou para a repórter Jaqueline Silva como o fogo começou a se alastrar. Ele também disse tudo que aconteceu até que os bombeiros chegassem ao local. Os dois mostraram alguns objetos pessoais que foram destruídos pelo fogo. Carmem disse que a parte mais difícil é a falta de informações sobre como proceder em um imprevisto assim.

“Os dados impressionam: no Brasil, das mortes por trauma, 10% são causadas por incêndios, sendo que, a cada dez vítimas 2 são menores de 5 anos. Destas mortes, 85% são causadas por inalação de fumaça e asfixia e não por queimaduras graves”, destacou Ana Maria Braga ao anunciar o assunto.

Em nova reportagem, o Mais Você conversou com o tenente do corpo de Bombeiros Tarsis Alecrim. Ele explicou como proceder em um caso de incêndio. Na casa, Ana Maria Braga conversou com Luis Carlos Diniz, que mostrou as diferenças entre os extintores.

O extintor de gás carbônico - CO2 - de boca larga é utilizado para apagar pequenos incêndios, como equipamentos elétricos em casa.O extintor com água pressurizada, que é indicado para apagar fogo em água e madeira. O bombeiro também apresentou o extintor de pó químico seco, que age por abafamento contra líquidos inflamáveis, o extintor indicado para utilizar em carros. Outro tipo de extintor apresentado foi o de halotron, que serve para vários tipos de incêndio.
Mais Você
Mais Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário